Carne de Sol pode ser consumida em diversas receitas no território brasileiro

Você alguma vez na vida já deve ter provado alguma receita com carne de sol, alimento típico do nordeste brasileiro. Os pratos feitos com essa carne são deliciosos, concorda? Mas além de degustar, é importante também conhecer um pouco da história desse alimento e sua importância no Ceará.

No Brasil, carnes salgadas típicas podem ser representadas pela carne de sol, carne seca e charque. A diferença reside basicamente na técnica de preparo. A carne de sol é um alimento típico do nordeste brasileiro, apesar de ser produzida praticamente em todo País. Conhecida também como carne de sertão ou carne do ceará, o alimento é geralmente confundindo com a carne seca. Entretanto, é levemente salgada e colocada para secar em local coberto (raramente exposta ao sol) e bem ventilado, permitindo uma secagem gradual e controlada.

Nos séculos XVIII e XIX, a carne de sol era a maior fonte de renda do Ceará e um alimento tradicional de produção artesanal. O alimento é mais comercializado nas duas maiores regiões territoriais do Brasil (Norte e Nordeste), e, mesmo com o desenvolvimento das indústrias, que hoje operam com equipamentos modernos e higiênicos produzindo carnes salgadas, a carne de sol não está propensa a desaparecer, visto que garantiu, ao longo dos anos, consumidores fieis às suas características próprias.

Das receitas feitas com carne de sol tanto no nordeste como nas demais regiões do Brasil, algumas são muito conhecidas no Ceará: arroz carreteiro, escondidinho de carne de sol, paçoca, além de carne de sol com macaxeira são pratos muito pedidos nas nossas mesas.

De produto consumido regionalmente e usado em poucas receitas, a carne de sol, hoje, alcançou grande visibilidade, sendo consumido praticamente em todo o território brasileiro em inúmeras receitas, podendo ser encontrada inclusive nos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, nas residências e restaurantes, inclusive fora do restrito círculo de comidas típicas.

PicMonkey Collage

Larissa Becker

Anúncios

Um comentário sobre “Carne de Sol pode ser consumida em diversas receitas no território brasileiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s